domingo, 25 de julho de 2010

PETER CRISS 'HOMENS TAMBÉM PODEM TER CÂNCER DE MAMA' :: 25/07/2010



FONTE: kissasylum/KissSonic

Peter Criss, membro fundador da banda de rock Kiss, sabe que muitos dos seus fãs são machistas, então ele está fazendo às vezes para lhes dizer que mesmo os roqueiros durões como ele podem sofrer de uma doença geralmente associada às mulheres - o câncer de mama.

Criss, que era baterista da banda desde sua fundação em 1972 até 2004 e voz de alguns de seus clássicos mais queridos, incluindo a canção que em 1976 fez parte do Top Ten hit "Beth" e "Hard Luck Woman", disse que a maioria dos homens não procuram tratamento e pensam que o desconforto no peito ira embora por conta própria.

Mas Criss, que descobriu o nódulo em seu mamilo esquerdo em dezembro de 2007, disse que os homens precisam superar a ideia que câncer de mama é doença de mulher.

"Pode acontecer com você, e quando acontecer, se você não souber lidar com isso direito, com sua cara e suas tatuagens e seu 'metal', você irá parar no caixão e nós iremos ver você.", disse Criss à Reuters durante a National Breast Cancer Awareness Month.

Criss, 63, passou por uma cirurgia para retirar o nódulo em fevereiro de 2008 e uma mastectomia no mês seguinte, sob os cuidados do Dr. Alex Swistel, diretor do Weill Cornell Breast Center em Nova York, e ele muitas vezes se sentia estranho já que é era o único homem na sala de espera.

Embora o câncer de mama entre os homens é cem vezes menos comum do que entre as mulheres, pode ser mortal. A Sociedade Americana do Câncer estima que haverá 1.910 novos casos de câncer de mama no sexo masculino em 2009, e cerca de 440 homens nos E.U.A morrerão este ano da doença.

Criss, que agora está livre do câncer, reconheceu que o tratamento foi desagradável.

"Quem inventou (máquinas de mamografia) deve tê-las feito nos dias medievais." disse ele, acrescentando que era quase impossível caber uma pequena mama masculina na máquina. Ele disse que a dor é 'excruciante', mas é um preço que vale a pena para ser saudável.

Criss, que está atualmente trabalhando em uma autobiografia, bem como um álbum novo, disse que sua luta contra o câncer afetou suas composições.

"Minhas letras não são tão profundas e sombrias.", ele diz. Uma das faixas do álbum, esperado na próxima primavera, é chamada de "Hard Rock Knockers".

Criss diz que está otimistas sobre o fato de seus antigos colegas da banda, Paul Stanley e Gene Simmons, estarem atualmente em turnê nos E.U.A com dois novos membros, um usando a maquiagem de Criss 'Catman' e o outro usando a maquiagem de 'Spaceman' do ex-guitarrista Ace Frehley.

Em seu auge nos anos 70 com Criss e Frehley, o Kiss estorou nas paradas com álbuns como 'Alive!' e com suas performances ao vivo cheias de pirotecnia.

"Você quer colocar dois clones lá com nossas maquiagens, isso é ótimo.", diz ele. "Devo manter a calça de lycra e a maquiagem dos anos 70 - Eu não acho que realmente quero fazer isso.".

Ainda assim, Criss disse que espera que sua referência de heavy metal ajude a diminuir o estigma que existe em torno do câncer de mama para homens.

"Você não é mais homem do que eu - Eu cresci no Brooklyn." diz Criss.