quinta-feira, 29 de julho de 2010

GENE SIMMONS FALA SOBRE O KISS :: 29/07/2010



FONTE: kissonline/KissSonic

Quando Gene Simmons faz referência a seguir para o Kiss Kasket, ele não está brincando.

A banda ícone de hard rock levou seu marketing ao extremo com um caixão decorado com imagens do Kiss.

Preço: $4.500

"Eu amo viver", certa vez o baixista conhecido como 'o demônio' disse, "mas essa alternativa se mostra muito boa".

A banda nunca poderia imaginar um Kiss Kasket - poderia? - quando se formou em 1973; mas o conceito que algum dia não seria apenas uma banda, mas uma marca. Três décadas e meia depois, o Kiss só poderia ser a instituição de rock mais conhecida do mundo.

No ano passado, a banda aumentou seu império com o lançamento de 'Sonic Boom' seu primeiro álbum em 11 anos, em um merchandising no Wal-Mart e uma pechincha completa com o Kiss Potato Heads. Para sua turnê atual, até quatro crianças ganham ingressos com cada adulto pagante, o que significa que o adulto é aconselhado a levar um bolsa para camisetas, brinquedos e outros itens.

O cuspidor de fogo, vomitador de sangue, o baixista que, aos 60 anos, atua como estrela de 'Gene Simmons Family Jewels', é o homem perfeito para se pronunciar sobre este império onde é implacável sobre as intenções da banda.

Em uma entrevista na semana passada, ele conversou, com em sua melodiosa voz calma, sobre o estado do Kiss Army.

Então, vocês estão prestes a sair em turnê?
Na verdade, nós estamo em turnê por 21/2 anos, ligando e desligando. Começamos em Melbourne, na Austrália, para 80000 pessoas. Passamos por estádios na América do Sul, então ao ar livre durante um ano na Europa e uma corrida na América e Canadá. Acabamos de terminar a segunda etapa européia e fomos a lugares que não tinhamos ido antes - 90 mil em Nuremberg, só pra lhe dar uma ideia. Nós estamos voltano para a América, tocando onde não tocamos antes.

Nós damos mais de nós mesmos - em outras palavras, cada bilhete que comprou lá, nós daremos tudo. O que também significa que nós podemos fazer algo que nunca foi feito antes. Em quase todos os shows, com exceção de dois, se você tiver 14 anos ou menos e vier com um adulto, quatro de vocês não pagaram o ingresso, como nossos convidados. Nós só podemos fazer isso se promovermos o evento de nós mesmos. Nós estamos levando um dinheirinho de cada ingresso que irá direto aos Wounded Warriors, que visa os nossos militares feridos que estão voltando.

Acho que a banda tornou-se um show de família - que não era assim nos anos 70.

Algumas vezes é preciso aumentar o círculo. Quando começamos, havia um monte de 14 anos e eles cresceram e tornaram-se mães e pais, e adivinhe, seus gostaram de nós também. Eles cresceram e tiveram filhos. Tem disso 36, 37 anos, desde a primeira turnê. Temos três gerações de fãs.

Imagino que é uma grande oportunidade de merchandising para vocês?

Você está certo. Temos 3.000 licenças, de preservativos a caixões. Isso significa também a mais antiga bebida norte-americana, Dr. Pepper, que decidiu nos apresentar e fazer anúncios publicitários.

Você esteve na Arena em dezembro - edificio que pode não estar lá por muito tempo. Eu não sei se você sabe disso ou não.

Eu não sabia. Não sabia que estava indo embora.

Há uma nova arena que está para abrir em agosto com McCartney. Eles tentaram ter um grande último show, mas acabou sendo James Taylor e Carole King.

Não, esse não é o direito de um último concerto. Fechamos o Cobo Hall em Detroit. Você poderia dizer que fechou com um estrondo.

Eu aposto. Enfim, como esse show será diferente do que o de dezembro. Haverá um foco diferente?

Músicas diferentes. Estamos adicionando 'God Gave Rock'n'Roll to You', 'Beth', 'Crazy Nights', três músicas do 'Sonic Boom'. Uma boa parte do show são músicas que não haviam sido tocadas antes ou pouco tocadas. Novas tecnologias, novos efeitos.

Como você avalia a experiência Wal-Mart/'Sonic Boom'?

Fantástica. Não foi pelo Wal-Mart, nós não teriamos feito o álbum porque você não quer trabalhar de graça e nem nós. Esta não é uma instituição de caridade. Na verdade, é chamado de Music Business e não Music Friends.

Trabalhamos por meses para escrever as canções e gravá-las e, então, um garoto no colégio acha que pode fazer um download gratuito, não é meu estilo. Da mesma forma que ele vai trabalhar no fim de semana, ele quer seu pagamento, ele não quer me dizer, 'Ei, você trabalhou a semana toda - e seu dinheiro é meu.'

Sim, bem o seu salário é muito menos hoje em dia.

Bem, então, muito pior.

Parece que desde o ínicio, o Kiss não foi uma banda que tentou se esquivar de ser comercial, mas não é demasiadamente comercial?

Fomos os únicos. Todos os outros mentiram. Qualquer banda que não quer ser comercial está mentindo. O que realmente significa é: '[Palavrão], eu desejo que poderia estar no Kiss, em vez de Radiohead'. Não é a musicalidade, mas o divertimento puro - de ir lá e ver alguém de 4 anos que não sabe nada sobre música ou qualquer outra coisa e quer dormir com o urso de pelúcia Kiss ou algo assim. E alguém de 50 ou 20 vão para o Kiss COffehouse em Myrtle Beach. Quando uma banda pode subir ao nível de marca, sim, as músicas são importantes, nós esperamos que você goste da música, mas é isso? Isso não é suficiente para mim.

Bem, você não acha que as pessoas entram por razões diferentes?

Quem se importa? Se você vai ver'Avatar' e só vê os efeitos especiais e não se preocupa com a história, tudo bem. Se alguém vai porque ama história de amor, tudo bem. Se você assistir porque acha comovente a história, como o homem branco bate nos nativos, tudo bem. Venha por sua razão. Claramente há uma coisa cultural acontecendo ao redor do mundo quando as pessoas dão nome aos seus filhos pensando em nossas músicas, fazem tatuagens de nossos rostos e há bandas tributos Kiss, incluindo o Mini Kiss.

Você tem algumas boas opiniões sobre 'Sonic Boom'. Ter critícas a favor nunca foi importante pra você?

Não é verdade. Quando você é um adolescente e está saindo com seus amigos pra dar uma volta, você ama sua mãe e a respeita e ela diz 'Você sabe, eu realmente gosto de seus amigos' e você 'Isso é bom, mãe', mas não é por isso que você faz. Os críticos, na verdade, não são seres humanos. Não há credenciais para se tornar um crítico. Você apenas é. Você nunca fez nada, então não tem nenhuma experiência, não há currículo. Se você me perguntasse à crítica de novas bandas eu teria uma opinião qualificada. Eu estive em uma banda, eu escrevi canções, eu fiz isso.

Você está em uma indústria onde ninguém precisa de credenciais.

Bem, sim, exceto o fazer. Você não tem que ler a música, mas quando a coloca para-o-povo, pelo-povo, que irá considerá-lo bem sucedido, essa é sua própria credibilidade.

Vocês foram indicados para o Rock and Roll Hall of Fame, mas não foram elegidos...

As bandas que foram selecionadas foram LL Cool J, Madonna e alguns outros.

Este ano foi o Stooges, Genesis, The Hollies...

Ouça, nós amamos os Stooges, mas se você for até um garotona rua, as massas que estamos falando e mencionar os Stooges, eles falam 'Sim, eu Curly. Amo o Moe'. Eles não tem ídeia de que [palavrão] você está falando. O fato de Grandmaster Flash ou LL Cool J ou Madonna estarem no Rock Hall faz uma nota do editor [da farsa: LL Cool J não está nele]. De qualquer forma, lhes desejamos bem, mas é política de bastidores. Quinze índividuos se reúnem e decidem quem fica dentro. Eles nos pediram para colocar nossas roupas no Rock and Roll Hall of Fame. Eu disse 'Qual é nossa fatia do preço do bilhete?' ele disse: 'Não, você não entendeu, é promoção'. Eu disse: 'Eu vou te dizer o que faremos. Teremos o Kiss of Hall of Fame e vamos colocar as suas coisas e você não receberá um tostão.'

Tem sido 36 anos e é um bom negócio desde que começou, o quão difícil é correr com aqueles trajes e voar até vigas e outras coisas?

Oh, fisicamente, ele chuta o seu [atrás]. Um fato estranho da vida, 20 anos de banda não significam nada. As maiores bandas do mundo são, você sabe, 55 anos. U2, os Stones, McCartney.

Isso é estranho porque quando você era um adolescente você não ia ver os caras com 55 anos.

Bem, rock'n'roll em si é uma coisa nova. Antes do final dos anos 50 nem sequer existia, isso é uma coisa muito nova. Não é música clássica. Não existiu durante centenas de anos e pois isso as regras estão mudando a cada ano. Então é um país. Quando eu era garoto, eles não pareciam Keith Urban.

Eu tenho o sentimento que o Kiss é um tipo de instituição enorme...

Isso é muito preciso.

... que poderia existir depois que vocês não estiverem mais? Mesmo depois que você e Paul estiverem com 80 anos e aposentados, eu posso imaginar uma turnê do Kiss.

Com outra pessoa - você tem esse direito. E nós ficaríamos felizes se isso acontecesse. Claro que sim.

Assim como Lynyrd Skynyrd está fazendo agora...

Não, não é o mesmo. Você está falando sobre imagens cômicas que transcendem gerações e invadem a cultura americana e mundial. Skynyrd faz música. Não há imagem e sentido icônico nela.

Eles têm imagem.

Qual imagem?

Cabelo comprido, barbas e roupas de motociclista, com uma bandeira

confederada.

No Halloween eu nunca vi ninguém se vestir assim.

Portanto, seria chamado de 'Kiss' e não 'A Tribute to Kiss'.

Não, isso seria chamado de Kiss se nós permitissimos. Quando um rei leva mais de um país a pedido do povo, ele é chamado de Rei, não o rei do tributo. Você unge, você coroa.

Você ficou impressionado com o espetáculo de quaisquer outro?

Eu gosto de Lady Gaga. O resto do mundo rock é bastante patético. Musicalmente, eu gosto de Muse. Há um monte de bandas inglesas que me interessam. Melodicamente, Keane é interessante. Mas o que pode subir ao nível de imagens icônicas, onde até mesmo as crianças pequenas se sentam para tomar nota? O teste do tempo é o teste final.

Você conhece Lady Gaga?

Você quer dizer que ela tem de me conhecer? Falamos na semana passada... Isso é tudo que eu posso dizer.