sexta-feira, 23 de julho de 2010

PAUL STANLEY ENTREVISTADO PELO SPIN :: 23/07/2010



FONTE: kissonline/KissSonic

Para milhões de americanos os espetáculos do Kiss são uma tradição. Você vai, vê Gene Simmons cuspindo fogo e espirrando sangue, as coisas explodem, você ouve Paul Stanley brincando com o público entre as músicas, mais coisas explodem, você canta 'Rock and Roll All Nite' e, em seguida, você tem a experiência de um espetáculo da próxima vez que a banda estiver na cidade.

Esse momento é agora. A partir de 23 de julho em Cheyenne, Wyoming a banda (com Eric Singer e Tommy Thayer, que há muito substituiram Peter Criss e Ace Frehley, respectivamente, na bateria e guitarra) está trazendo a sua turnê sua turnê de 2009, Sonic Boom, de volta após a longa turnê européia.

"Agora estamos fazendo as maiores turnês", diz o sempre volúvel guitarrista e cantor Paul Stanley, 58 anos. "O legado Kiss é incrível. Se você está olhando o palco ou no palco, todos os envolvidos estão tendo um grande momento. São 37 anos de carreira, é bom ser um fã do Kiss - e eu sou um grande fã como qualquer um."

As vésperas da primeira data da turnê, Stanley falou com o Spin sobre os shows, os planos para o novo álbum e o futuro da banda - um futuro que ele não é só uma parte.

SPIN: O que os fãs do Kiss verão nesta turnê que eles não tenham visto antes?
Paul Stanley: Há mais piro. O estádio inteiro, em essência, é uma tela de vídeo - todos os amplificadores são como telas de vídeos e há enormes telas de vídeo bem atrás de nós. As projeções sobre ela são fenomenais. Há uma parte o show onde (o baterista) Eric (Singer) e (o guitarrista) Tommy (Thayer) fazem um grande duelo musical. Estamos usando tecnologia para fazer uma 'arma' maior e melhor.

SPIN: A arma do amor, se você quiser.
P.S: (Risos) É uma arma melhor do que rapazes dançando em torno enquanto outros fazem caras e bocas.

SPIN: Você esteve no palco com fogos de artifício saindo atrás de você há 35 anos. O que o mantêm 'fresco'?
P.S: A primeira ordem dos negócios é agradar a nós mesmos. Estamos mudando as coisas para agradar os fãs? Vamos mudar as coisas para nós. Você tem que ter em mente que nós começamos a querer ser a banda que nunca vimos. Que continua sendo a filosofia. Queremos fazer o maior show para nós. Eu quero que a banda ao vivo seja tudo o que puder ser. Portanto, esta visita, que é a continuação do Sonic Boom Over Europe Tour, é de longe, o maior e melhor espetáculo que já fizemos. Acho que sim. Os fãs pensam asisim. E os críticos, por Deus, também pensam assim.

SPIN: Qual o seu momento preferido do show?
P.S: Voar sobre o público é sempre legal. A entrada do show é bastante surpreendente. É heróico e emocionante. Olha, sutileza não é nosso nome. Se você acha que vai gastar seu dinhero suado e ver um cara com um violão sentado em um canto do tapete cantando sobre como salvar as baleias, você está no show errado.

SPIN: Quanto tempo vocês passam pensando sobre os elementos teatrais, em oposição a música?
P.S: Passamos toda a semana passada apenas ensaiando a música. Qualquer um com dinheiro pode se colocar em um show do Kiss, mas não pode ser o Kiss. Depois de toda a fumaça e todo o fogo e de todas as grandes luzes se apagarem, é melhor ter alguma música boa ou não vai ser o suficiente.

SPIN: Eu sou um grande fã de suas conversar no palco. Você sabe que há uma compilação chamada 'Let Me Get This Off My Chest' onde alguém colocou várias coisas que você diz entre as músicas?
P.S: Sim, eu sei sobre isso. Eu não sou um presunto, sou o porco inteiro.

SPIN: Você planeja suas brincadeiras?
P.S: Não. As coisas que eu digo são uma parte regular do show? Claro que sim. Apenas ir lá e falar a noite toda significa que você tem as mesmas chances de cair de bunda ou ganhar a corrida. Nós estamos fazendo você ter certeza que é o que você esperava. Então as brincadeiras se tornam parte do show. Com certeza. Estou sempre empurrando os limites e tentando encontrar outras coisas pra dizer, mas vamos ser honestos, uma jóia esta noite continua sendo a jóia da noite.

SPIN: Mas o tom de voz quando você fala para a platéia é surpreendente. É como misturar o sotaque de Nova York e falar gírias e ainda colocar um quê de drag queen.
P.S: É um ensopado. É engraçado porque Eric ouviau algumas das minhas brincadeiras e ele diz que eu soava como James Brown. Hã algo dele com certeza. Um pastor evangélico está lá. O apresentador está lá. Há algum motorista de táxi de Nova York lá - que eu era.

SPIN: Você dirigiu um táxi?
P.S: Oh yeah. Lembro-me de levar as pessoas para ver o Elvis na Madison Square Garden e pensando: 'Um dia desses vai haver pessoas esperando nos pontos de táxi para me ver'. Então, sim, a brincadeira não é proveniente de um personagem criado. É um monte d eelementos diferenres de quem eu sou e de quem eu vi. Eu vi Otis Redding no palco. Eu vi Led Zeppelin. Eu vi Buddy Guy e John Lee Hooker. Se havia música lá fora, eu vi. E eu absorvi tudo? Pode apostar. E há um monte de gente agora, lá fora, absorvendo a música que fazemos.

SPIN: Em alguns aspectos, porém, gostaria de saber se o legado Kiss, em última instância não tem mais haver com o negócio do que com a música. Vocês sempre foram para a frente pensando em coisas como merchan.
P.S: E orgulho-me. Do lado do negócio da banda é algo que outras bandas não podem fazer. Eles não podem fazer. Não é de interesse de seus fãs. Ninguém quer um cinto de fivela dos Eagles.

SPIN: Mas as pessoas querem caixões do Kiss, preservativos e perfumes.
P.S: O Kiss sempre esteve fora das fronteiras do que as outras bandas podem fazer. Não é que algumas bandas não iriam querer fazer isso - o fato de que eles podem olhar para seus narizes o que fazemos vai além do ciúme é mais do que qualquer outra coisa.

SPIN: Você está em turnê novamente com Eric Singer na bateria e Tommy Thayer na guitarra. Você tem a sensação de que os fãs os aceitaram como membros da banda?
P.S: Tommy e Eric não são caras novas, eles são os caras. Claro que temos alguns fãs inveterados que têm suas próprias crenças, mas acabei de voltar de uma turnê onde o menor público foi de 10 mil pessoas e o maior 90 mil, e a maioria deles foram 40 e 50 mil. A turnê foi realmente da banda atual. Desculpe estourar a bolha de um punhdo de pessoas, mas isso é verdade.

SPIN: Você pensa em um dia em que alguém poderia substituí-lo na banda? Você poderia passar o bastão para um novo Kiss?
P.S: É interessante. Se eu tivesse minha escolha sempre estaria no palco. Mas eu não vou ser sempre capaz de estar no palco. Nesse momento, alguém deve estar lá no meu lugar. Tão grande quanto o meu ego pode ser, eu realmente não sou da opinião que não posso ser substituído. Eu não inventei a roda. Há alguém lá fora que pode fazer o que faço, talvez um pouco diferente. Eu acredito que o Kiss é maior que seus membros individuais. Eu ficaria orgulhoso de saber que eu estava certo e ter alguém lá em cima no meu lugar quando for chamado. Isso não será tão cedo, mas um dia poderia acontecer.