quarta-feira, 11 de agosto de 2010

SIMMONS FALA :: 11/08/2010



FONTE: theweekender/KissSonic

Os fãs de Kiss não vão a um show para ouvir sobre a ordem do dia. Eles não vão descobrir em que eles deveriam votar nas próximas eleições ou para ouvir a opinião da banda sobre derramamento de óleo.

"Nós não falamos sobre a chuva ácida ou sobre quem irá salvar as baleias ou o partido político que deveriam votar a favor - nós não nos importamos com isso.", contou o baixista/vocalista Gene Simmons à Weekender de Los Angeles onde a banda está gravando "Venus and Mars" para um álbum tributo à Paul McCartney.

"Da próxima vez que eu quiser saber mais sobre chuva ácida ou sobre a floresta tropical, eu espero que não seja através de um estrela de rock. Do mesmo jeito que eu não quero saber de um cientista dizendo que música eu devo pôr no setlist, então acho que estrelas do rock devem calar a boca, subir no palco e fazer o que está projetado para fazer - caso contrário, você não está qualificado para amarrar meus sapatos."

Na verdade, há algo sobre a agenda de shows da banda: para dar a sua legião de fãs o melhor espetáculo do planeta. O Kiss é um show extravagante de pirotecnia, trajes elaborados e pintura na face, Simmons cuspindo fogo, Simmons e o vocalista/guitarrista Paul Stanley voando no ar e a música que já vendeu mais de 100 milhões de álbuns em todo o mundo desde de meados de 1970.

Os fãs locais irão começar a ver a turnê de verão do Kiss - intitulada de 'The Hottest Show on Earth' - domingo, dia 15 de agosto no Toyota Pavilion em Montage Mountain.

A banda que está em turnê nos últimos dois anos e meio, começando com a Austrália - onde se apresentaram na frente de 80 mil pessoas - antes de atingir a Europa e América do Sul duas vezes.

"Desta vez, estamos apenas fazendo um show em várias cidades assim conseguimos encaixar o esquema de 35 shows e fazendo algumas coisas que eu estou ciente de que ninguém fez."

Para citar uma delas, em parceira com a Guitar Center eles ofereceram a bandas independentes a oportunidade de abrir o show em cada uma das paradas da excursão. Vencedores - como NEPA ganhador The SilenTreatment - vão engrossar as fileiras de

bandas como AC/DC, Bon Jovi, Rush, Motley Crue e Iron Maiden, que deram seus dentes parar abrir para o Kiss.

"Isso diz algo sobre nós," disse Simmons. "Isso diz que somos fãs mesmo se estamos em uma banda. Ficamos fora de bandas sólidas, tanto quanto os fãs fazem."

CRÔNICAS KISS

Simmons e Stanley fundaram o Kiss em Nova York em 1973 com o guitarrista Ace Frehley e o baterista Peter Criss. Os quatro queriam ser 'a banda que nunca virão', como Stanley disse no especial 'Kissteria'.

A banda adotou a maquiagem e seguiu personagens: Simmons o Demônio, Stanley o Starchild, Frehley o homem do espaço e Criss o homem gato.

Criss deixou a banda em 1980 - Simmons e Stanley afirmaram que ele foi demitido, enquanto o baterista afirma que parou. Frehley saiu em 1982 para seguir carreira solo, um ano antes da banda tirar a maquiagem. Várias mudanças na formação ocorreram ao longo dos anos - Eric Carr, Bruce Kulick, Mark St. John, Vinnie Vincent e Eric Singer - antes de Frehley e Criss voltarem para a reunião dos membros originais em 1996.

Nesse mesmo ano, os quatro colocaram a maquiagem de volta e trouxeram de volta à vida seus personagens nos palcos. Esta versão do Kiss continuaria até 2000-2001 na U.S Farewell Tour.

Quando Frehley optou não continuar seguindo a banda na turnê, Tommy Thayer vestiu a maquiagem e o figurino de Spaceman, em 2002, tornando-se um membro permanente da banda no ano seguinte. Singer, que ingressou na banda em 1991 após a morte de Carr, retornou em 2001 após a saída de Criss, que alegou sair devido a uma disputa contratual. Criss voltou em 2003, mas mais tarde naquele ano, a banda teria decidido não renovar seu contrato e Singer tornou-se um membro permanente da banda e assumiu a persona de Catman.

Já se passaram quase 19 anos desde que Carr morreu de câncer de coração, e Simmons disse que o baterista, que estava no Kiss de 1980 até à sua morte em 1991, certamente teria voltado para reprisar seu personagem raposa após Criss sair para sempre.

"Claro, oh yeah," Simmons diz, que adota um tom reverente. "Ele era querido e um inferno de baterista. Podia escrever, podia cantar. Foi muito trágico o que aconteceu com ele, mas vou dizer que Eric Singer carrega a tradição.

'Sonic Boom', lançado no ano passado, foi o primeiro álbum com a formação atual. O álbum estreou no nº2 da Billboard 200 e foi, como disse Stanley à 'Rolling Stone' recentemente, "o primeiro álbum na próxima fase" do Kiss.

Questionado sobre o que Stanley quis dizer, Simmons disse, "Isso quer dizer que não há mais alcoólatras ou viciados em drogas na banda; isso é um bom começo."

Ele comparou o Kiss a um atleta que tenha sido encontrado com produtos dopantes.

"Toda equipe é revitalizada quando os membros fundadores que são disfuncionais são expulsos", disse ele. "E você os respeita eram uma parte da banda e merecem qualquer elogio que ninguém na banda recebe, mas também seria uma sentença de morte se eles estivessem na banda até hoje".

Como os únicos membros constantes na banda, Simmons e Stanley declararam que gostaria de ver o Kiss depois que se aposentassem da banda.

"Por que qualquer pessoa pode determinar algo?" Simmons ponderou. "Quando eu era criança, costumava pensar que sem Mickey Mantle, não poderia haver um Yankees. Na verdade, eles podem... Então você acha alguém que é a definição sem esse alguém isso não pode existir, acaba sendo um lapso momentâneo de julgamento."

"Ninguém é grande demais para qualquer ocisa. Cada um pode ser substituído - e deve ser se eles não podem carregar o peso."

O DEMÔNIO, O PAI

Com uma personagem chamada de Demônio que cospe sangue e respira fogo no palco - que Simmons disse que "somente quando é época do mês" - e, segundo consta em sua cama mais de 4000 mulheres e, muitas vezes exibindo sua longa língua, Simmons mostra um lado diferente de si mesmo em seu reality show no A&E, 'Gene Simmons Family Jewels'.

O show altamente cotado, que terminou em sua quinta temporada no mês passado, segue a vida pessoal de Simmons, e sua parceira Shannon Tweed e de seus dos filhos Nick e Sophie.

Para Simmons, porém, ele está sendo apenas ele mesmo.

"Eu nunca mudei o que penso ou quem eu sou", disse Simmons. "Eu nunca quis casar - e não casei. Eu fui um feliz solteiro com Shannon durante 27 anos, mas a ideia de casamento está fora de questão."

"Eu nunca estive alto ou bebâdo na minha vida, e continuo. E essas são as mesma regras para o uso doméstico. As pessoas pensam que estão vendo um lado diferente de mim, mas elas estão apenas vendo uma imagem mais nitída. Não há nada diferente."

Incluindo sua amizade com Stanley.

"Meu Deus, nós vivemos a um quarto de milha," Simmons diz rindo. "E se ele precisa de um xícara de açúcar, eu tenho muitas. E se você é o que você come, eu devo ser um cara muito doce."

MESTRES DO MARKETING

Tão famoso quando a música do Kiss - que inclui álbuns em estúdio, nove álbuns ao vivo e 57 singles - é o vasto grupo de mercadorias. O logo Kiss foi colocado eum tudo, desde de quadrinhos da Marvel, bonecas e "Kiss Your Face Makeup" kits de preservativos até o Kiss Kasket.

E a campanha de marketing não mostra sinais de parar.

"Kiss crack provavelmente não seria uma boa ideia porque você tem que soletrar 'crack' com K", Simmons respondeu quando lhe perguntaram porque a banda não colocou o logotipo. "Eu estou falando sobre um telefone do Kiss. A nova geração de alta definição será a marca Kiss. Eles são enormes - não posso esperar colocar minhas mãos sobre eles."

"Há Kiss câmeras são o sucesso - nós estamos testando nos bastidores e o pessoal quer. A scooter do Kiss está quase esgotada. Há muitas coisas divertidas."

AINDA QUENTE QUANTO O INFERNO

Embora existam bandas que tem muito tempo de turnê como os The Rolling Stones e bandas 'jovens' como U2, com seus 37 anos de sucesso, o Kiss está em uma classe única.

"Existem bandas sólidas fazendo as coisas," diz Simmons. "Mas... Nós somos aqueles que apostaram todas as fichas e, em essência, estabelece o desafio (de dizer) que não é suficiente chegar lá e cantar a próxima música - você tem que ter um show."

Quando perguntado se há alguma banda em ascensão, hoje, que ele podia ver a longevidade do Kiss, Simmons não puxa sacos.

"Não, não no rock. E isso é muito triste," disse. "Eu vou te dizer quem tem as pernas e as entranhas e as bolas pra cair dentro, e não tem medo, é Lady Gaga. Ela tem a mercadoria."

UM EXÉRCITO DE FÃS

Uma coisa que o Kiss deixou claro ao longo dos anos é a lealdade aos seus fãs - os membros do Kiss Army. Dois fãs não oficialmente fundaram o Kiss Army, em 1975 e, em 2007, após um período de inatividade, a banda chamada Kiss Army é o fã clube oficial. Entre seus membros está a ex-secretária do Estado Condoleezza Rice.

Durante o 'Gene Simmons Family Jewels' e 'Kissteria', os espectadores podem ver o aspecto real do que acontece nos bastidores e como os membros da banda interagem com os fãs, que é quase sempre com um sorriso, um autógrafo ou uma foto.

"Bem, veja, não estar em uma banda. Pegar o encanamento, virar um dentista," Simmons diz. "Parte integrante do presente é de alguns de vocês, é de propriedade dos fãs... Eu acho que você deve isso a si mesmo, ser simpático para com seus patrões. Sem papas na língua, os fãs são os patrões. Nós só trabalhamos aqui."

"A quantidade de amor e admiração que temos por eles, eu gostaria de pensar, é inigualável. Nós cantamos seus elogios, e justamente por isso. O Kiss Army é lendário, eles são auto-nomeados, e eu não ligo se você é fã de U2 ou Rolling Stones, não há nome para isso."